Ocorrem no mercado de certos bens ações que, no entendimento desta revista, traduzem movimentos eficazes no atendimento de expectativas dos consumidores.
É o caso do incremento que a Catupiry Alimentos fez no stand-up pouch de 250 gramas em que desde 2010 vinha acondicionando com grande sucesso de vendas sua consagrada marca de requeijão na versão culinária. O desempenho comercial subiu mais alguns degraus em 2015, com a ampliação da linha para quatro sabores (Cheddar, Quatro Queijos, Alho Poró e Tomate Seco).
No segundo semestre de 2016, essa bolsa plástica flexível que tem a propriedade de se manter em pé passou a ser dotada de um bico aplicador com tampa, por exemplo.
Além disso, trata-se de um facilitador de uso que vinha sendo constatado em conversas informais com alguns clientes e em sugestões recebidas pelo serviço de atendimento ao consumidor, conta Marcus Afonso, do departamento de marketing da empresa. Segundo ele, fazer a mudança não foi complicado, pois os equipamentos para enchimento e o material ideal para armazenamento dos produtos eram os mesmos utilizados nas embalagens desprovidas de bico com tampa. Ou seja, não resultaram em custos adicionais – a não ser os relativos aos bicos em si.
Aí parece estar o que se pode chamar de ação de marketing eficaz: esses custos, cujos números a Catupiry não revela, não foram repassados aos compradores. Vale dizer que foi oferecida facilidade adicional de uso sem aumento no preço final de compra. “A novidade foi muito bem recebida pelo varejo e pelo consumidor final”, relata Marcus Afonso. “A nova embalagem aumentou a percepção de qualidade junto ao público e reforçou a sua funcionalidade para uso culinário.” A Catupiry Alimentos não abriu números nem nomes de fornecedores das embalagens.
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